top of page

A ESCULTURA

Tomie Ohtake é considerada a "dama das artes plásticas brasileira", nascida em Kioto, no japão, em 1913, chegou ao Brasil em 1936 e naturalizada nos anos 60. Sua fama foi conquistada desde esta década e nunca modificou o desafio a que se propõe: o eterno reenventar. A capacidade de renovação de Tomie está expressa nas diferentes fases de sua pintura e nas suas composições de gravura e escultura. 

Chegando no Brasil, aos 23 anos de idade, a primeira sensação que teve foi relacionada a cor. Na década de 80, sua obra foi marcada por cores constantes e intensas, inspiradas em Mark Rothko, seu pintor preferido. Tomie se destaca também pelo trabalho com escultura em grandes dimensões, em espaços públicos. 

Edifício Berrini, SP

Edifício Berrini, SP

Centenário da Imigração Japonesa, SP

Centenário da Imigração Japonesa, SP

Royal Tulip Hotel, Brasília

Royal Tulip Hotel, Brasília

Escultura "Estrela do Mar", RJ

Escultura "Estrela do Mar", RJ

Auditório Ibirapuera, SP

Auditório Ibirapuera, SP

A criações de Tomie, ao longo de quase 5 décadas, sejam elas, gravuras, pinturas ou esculturas, repõem permanentemente questões referentes a cor, superfície, dimensionalidade, matéria e forma. Sendo assim, pensamos em agregar ao projeto, uma escultura referenciada nas obras da artista, que apresenta a mesma cor da rampa do hotel, assim como no Edifício Berrini, onde a escultura se integra com a faixa vermelha presa a fachada.

© 2014 por HOTEL CONNECTION. 

Orgulhosamente criado por

Bruna Merisio e Hyria Fraga

  • w-facebook
  • Twitter Clean

Siga-nos:

Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Universidade Vila Velha

bottom of page